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CRM não é software, mas o software é importante

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Entender o que é um CRM não é tão simples quanto parece. Há muita confusão por aí e alguns mitos precisam ser esclarecidos. Então, esqueça tudo o que você já ouviu sobre CRM e limpe sua mente para absorver novos conceitos.

CRM não é Software

Sim, é importante esclarecer que CRM não é um software. Não é um programa de computador, nem um aplicativo de celular ou uma solução em nuvem. CRM é uma prática, um conceito de gestão. Isso pode ser feito de várias formas, até mesmo com o bom e velho caderninho.

É claro que, conforme sua carteira de clientes aumenta, você precisará de ferramentas mais sofisticadas para agilizar suas tarefas. É aí que um software de CRM pode ajudar e muito! Um bom software de CRM pode automatizar muitas das suas rotinas e não deixá-lo esquecer de coisas importantes.

Um software de CRM é especialmente interessante para gerentes e diretores que desejam gerar indicadores para avaliar a performance de suas equipes. Um software de CRM poderá condensar dados e gerar relatórios muito valiosos.

CRM é Gestão

Como dissemos anteriormente, CRM é uma prática, é um conceito de gestão que foca em gerir o relacionamento com cada cliente. A gestão do relacionamento permite:

  • Monitorar a satisfação dos clientes;
  • Monitorar a qualidade do serviços prestado ao cliente;
  • Definir perfis de clientes e políticas de relacionamento para cada um;
  • Captar dados dos clientes que sejam relevantes para compreender suas preferências;
  • Estabelecer estratégicas de fidelização dos clientes;
  • Detectar e agir preventivamente para solucionar problemas;
  • Detectar novas oportunidades de negócios em clientes ativos;
  • Reativar clientes inativos;
  • Prospectar e captar novos clientes.

Se você possui rotinas e procedimentos para cada um desses tópicos, então parabéns, você faz CRM! A maioria das empresas não tem isso. Na verdade, elas apenas tem um banco de dados cheio de dados bagunçados dos clientes. Pois é… Muitas empresas apenas coletam dados de qualquer jeito e não fazem nada com eles.

Para você implantar um CRM de verdade, você precisará criar procedimentos de relacionamento com o cliente. E isso não é feito por um software, embora um bom software de CRM possa facilitar muito as coisas.

Na AOW Martech oferece uma consultoria completa na implantação de políticas de CRM, utilizando a plataforma Perfecto CRM. O Perfecto CRM é um software CRM fácil de usar, leve, rápido e bastante completo. Conheça o Perfecto CRM e entre em contato conosco para esclarecer todas as suas dúvidas. Teremos satisfação em ajudá-lo.

 

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