A automação de marketing não é algo exatamente novo, mas vem ganhando muitos adeptos devido às novas ferramentas tecnológicas que reduziram muito o custo dessa prática. Existem vários excelentes motivos para você automatizar seu marketing, não importando o tamanho da sua empresa, nem o segmento. Qualquer empresa possui rotinas de marketing que podem ser automatizadas.
Vamos listar alguns dos principais benefícios da automação de marketing, começando pelos mais comuns.
O primeiro e mais evidente benefício é a redução de custo. Usando um software para fazer o trabalho repetitivo, você libera seus profissionais de marketing para fazer tarefas mais criativas e inovadoras.
A automação de marketing pode aumentar (e muito) a quantidade de interações realizadas por sua empresa, sem perda de qualidade. Seus e-mails, landing pages, SMS e qualquer outra forma de comunicação, após serem corretamente programados, terão sempre o mesmo nível de qualidade.
Com a automação de marketing, sua comunicação poderá se tornar personalizada em níveis individuais. Cada comunicação se torna perfeitamente adequada e é disparada no momento apropriado para o receptor. Por exemplo, nesse momento há leads que estão muito propensos a comprar seu produto, mas também há leads que ainda não estão prontos e precisam ser abastecidos de mais informações. Esses leads estão em momentos diferentes do processo de compra, ou seja, em etapas diferentes do funil. Portanto, cada um precisa de um tipo de comunicação. A automação de marketing faz toda a adequação da comunicação.
Para automatizar suas rotinas de marketing, o primeiro passo é organizá-las. Será necessário estabelecer padrões do funil e personas. Também será necessário segmentar suas listas de leads, prospects e clientes. Talvez também seja necessário integrar algumas ferramentas de gestão, como CRMs e ERPs. Todo esse esforço é necessário para colocar ordem na casa. A partir daí, seu fluxo de marketing estará funcionando como um relógio.
Com a padronização e automação das rotinas de marketing, fica muito mais fácil de otimizar o desempenho. Os indicadores serão mais confiáveis e mostrarão como está sua performance, em cada estágio do funil de vendas. Você terá mais previsibilidade dos resultados. Com todos esses dados, será fácil identificar comunicações com baixa performance e melhorá-los. Você se tornará um verdadeiro estrategista.
Automação de Marketing é qualquer uso de tecnologia para automatizar ou personalizar uma comunicação. A automação de marketing pode ser usada com foco em leads, prospects, clientes, colaboradores, fornecedores, investidores e qualquer outro público com o qual sua empresa se relaciona.
As possibilidades de automação são muitas, talvez ilimitadas. Fizemos uma pequena lista para ajudá-lo expandir sua criatividade. Mas lembre-se! Automação de marketing não se limita a esses exemplos.
Tem mais ideias de ações que podem ser automatizadas? Deixe nos comentários!