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Campanhas de Marketing Automatizadas, Benefícios e Exemplos

Campanhas de Automação de Marketing

A automação de marketing não é algo exatamente novo, mas vem ganhando muitos adeptos devido às novas ferramentas tecnológicas que reduziram muito o custo dessa prática. Existem vários excelentes motivos para você automatizar seu marketing, não importando o tamanho da sua empresa, nem o segmento. Qualquer empresa possui rotinas de marketing que podem ser automatizadas.

Benefícios da Automação de Marketing

Vamos listar alguns dos principais benefícios da automação de marketing, começando pelos mais comuns.

1. Redução de Custos

O primeiro e mais evidente benefício é a redução de custo. Usando um software para fazer o trabalho repetitivo, você libera seus profissionais de marketing para fazer tarefas mais criativas e inovadoras.

2. Aumento de Performance e da Qualidade

A automação de marketing pode aumentar (e muito) a quantidade de interações realizadas por sua empresa, sem perda de qualidade. Seus e-mails, landing pages, SMS e qualquer outra forma de comunicação, após serem corretamente programados, terão sempre o mesmo nível de qualidade.

3. Comunicação Personalizada e no Tempo Certo

Com a automação de marketing, sua comunicação poderá se tornar personalizada em níveis individuais. Cada comunicação se torna perfeitamente adequada e é disparada no momento apropriado para o receptor. Por exemplo, nesse momento há leads que estão muito propensos a comprar seu produto, mas também há leads que ainda não estão prontos e precisam ser abastecidos de mais informações. Esses leads estão em momentos diferentes do processo de compra, ou seja, em etapas diferentes do funil. Portanto, cada um precisa de um tipo de comunicação. A automação de marketing faz toda a adequação da comunicação.

4. Organização do Marketing

Para automatizar suas rotinas de marketing, o primeiro passo é organizá-las. Será necessário estabelecer padrões do funil e personas. Também será necessário segmentar suas listas de leads, prospects e clientes. Talvez também seja necessário integrar algumas ferramentas de gestão, como CRMs e ERPs. Todo esse esforço é necessário para colocar ordem na casa. A partir daí, seu fluxo de marketing estará funcionando como um relógio.

5. Otimização do Marketing

Com a padronização e automação das rotinas de marketing, fica muito mais fácil de otimizar o desempenho. Os indicadores serão mais confiáveis e mostrarão como está sua performance, em cada estágio do funil de vendas. Você terá mais previsibilidade dos resultados. Com todos esses dados, será fácil identificar comunicações com baixa performance e melhorá-los. Você se tornará um verdadeiro estrategista.

Afinal, o que é Automação de Marketing

Automação de Marketing é qualquer uso de tecnologia para automatizar ou personalizar uma comunicação. A automação de marketing pode ser usada com foco em leads, prospects, clientes, colaboradores, fornecedores, investidores e qualquer outro público com o qual sua empresa se relaciona.

Campanhas que podem ser automatizadas

As possibilidades de automação são muitas, talvez ilimitadas. Fizemos uma pequena lista para ajudá-lo expandir sua criatividade. Mas lembre-se! Automação de marketing não se limita a esses exemplos.

  1. Parabenização pelo aniversário
  2. Parabenização pelo aniversário de contrato (clientes ativos)
  3. Boas vindas para novos clientes
  4. Boas vindas para novos colaboradores
  5. Treinamentos e lembretes para novos clientes (onboarding)
  6. Treinamentos e lembretes para novos colaboradores (onboarding)
  7. Envio de tutorial e dúvidas comuns para prevenção de acionamento do suporte técnico
  8. Avisos de novos conteúdos publicados no website ou blog
  9. Aviso de disponibilidade de produtos numa loja virtual
  10. Recuperação de carrinho numa loja virtual
  11. Oferecer produtos com base em comprar anteriores (Up selling e cross selling)
  12. Avisos sobre o processo de entrega de um produto
  13. Nutrição de leads após baixar um conteúdo rico
  14. Lembretes de prazos para realização de um serviço
  15. Pesquisa de satisfação do cliente
  16. Pesquisa de satisfação do colaborador ou fornecedor
  17. Pesquisa de qualidade de atendimento
  18. Acompanhamento de tickets de atendimento
  19. Avisos de renovação de contrato e cobranças
  20. Reativação de clientes

Tem mais ideias de ações que podem ser automatizadas? Deixe nos comentários!

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